Tipos de Transportes

 

RodoviárioFerroviárioMarítimoAéreo

 

Rodoviário

O transporte rodoviário integra-se nos transportes terrestres. é o modo de transporte que permite maior mobilidade de pessoas e bens, sendo, por isso, o mais utilizado.

O desenvolvimento que se tem registado nos veículos e a melhoria da rodoviária, com a construção de melhores estradas e auto-estradas, permitiu aumentar a velocidade e a capacidade de carga dos veículos. Todos estes factores contribuíram para aumentar a importância deste transporte no tráfego de passagens de mercadorias.  

 

Vantagens

 

  Desvantagens

ð Grande mobilidade e flexibilidade nos itinerários, permitindo a circulação de pessoas e mercadorias de porta a porta. Esta grande mobilidade permitiu o crescimento das cidades para periferia e o aumento das distancias entre as áreas de residência e de trabalho.

ð Rapidez nas operações de carga e descarga, sendo o transporte mais adequado para mercadorias com pouco volume e peso;

ð Comodidade e grande especialização;

ð Rapidez e baixo custo a curtas e medias distancias.

 

ð elevado custos das infra-estruturas (estradas, auto-estradas, pontes, etc.);

ð elevado consumo de espaço (estradas, parques de estacionamento) e de combustível;

ð elevados níveis de poluição atmosférica;

ð elevada sinistralidade e numero de mortos em acidentes de viação.

 

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Ferroviário

O transporte ferroviário conheceu nas últimas décadas sucessivas inovações ( electrificação das redes, modernização das vias, sistemas de sinalização) que lhe permitiu adquirir maior velocidade, comodidade, especialização dos serviços (vagões-cisterna, vagões frigoríficos, porta-contentores) e um diminuição dos custos. Todas estas alterações contribuíram para o aumento da mobilidade de pessoas e de mercadorias.

 

A forte competição com os outros modos de transporte

 No século XX o transporte sofreu uma forte concorrência de outros modos de transporte, nomeadamente:

  ð do aéreo, que, por ser mais rápido a longas distâncias, conquistou o tráfego de passageiros;

  ð e do rodoviário, que, por ser mais flexível nos itinerários permitindo o transporte porta-a-porta, conquistou o tráfego de passageiros e mercadorias a curtas e medias distancias.

No entanto, o transporte ferroviário volta  a adquirir importância no transporte de passageiros com os comboios urbanos e suburbanos e com o comboio de alta velocidade - TGV na Europa e i Sinkansen no Japão.

A comodidade, segurança, insonorização e rapidez permitem ao comboio de alta velocidade de competir com o avião e o transporte rodoviário a medias distâncias.  

 

Vantagens

 

  Desvantagens

 

ð é económico no transporte de mercadorias pesadas e volumosas a medias e longas distâncias (minerais, carvão, cereais, automóveis, etc.,);

ð é um meio de transporte regular, confortável e seguro;

ð tem uma grande capacidade de carga e pode transportar um elevado numero de passageiros;

ð tem um fraco consumo de energia;

ð tem um reduzido impacto ambiental.

 

 

 

ð os elevados investimentos na construção e manutenção das linhas férreas. Este facto também explica que sejam os países desenvolvidos os que têm maior densidade de vias férreas;

ð a menor flexibilidade. Os itinerários são fixos, implicando o transbordo de passageiros e mercadorias.

 

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Marítimo

 

O transporte marítimo tem grande importância nas trocas comerciais entre os países. Nalguns casos, este modo de transporte é único que possibilita o transporte de cargas muito volumosas ou pesadas a longas distâncias.

 Os transportes marítimos tem sofrido grandes revelações tecnológicas, que se traduziram no aumento da velocidade, comodidade, dimensão e capacidade dos navios e de uma maior especialização, o que permitiu diminuir os custos de transporte a grandes distâncias.

 A maior parte do comércio internacional de mercadorias é feita por via marítima. A intensificação das trocas levou a um aumento da capacidade do navios e a sua especialização (porta-contentores, petroleiros, etc.). Todas estas transformações que se registaram nos navios exigiram uma a reestruturação dos portos, que tiveram de se modernizar e especializar – portos petroleiros, mineraleiros, porta-contentores.

Assistiu-se, ainda, a uma articulação entre os vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo do barco para o comboio ou do barco para o camião transporte multimodal.

 

As desigualdades na rede do transporte marítimo

 A densidade da rede marítima apresenta grandes desigualdades a nível mundial. Os países desenvolvidos possuem os melhores navios, tem os portos mais bem equipados e dominam o comércio a nível mundial.

 

As rotas marítimas com maior densidade encontram-se:

  ð No oceano Atlântico, nomeadamente entre a Europa e a América do norte. Aqui o comércio é especialmente intenso a nível dos produtos manufacturados;

  ð Entre o oceano Indico e o Atlântico, através do canal do Suez e do estreito de Gibraltar, para o comercio de hidrocarbonetos;

  ð No oceano pacifico nomeadamente, entre os estados unidos/ canada e o Japão/ Coreia do sul. O desenvolvimento destes países, assim como de Hong Kong, Taiwan e Singapura, intensificou o comércio, sobretudo a nível dos produtos manufacturados.  

 

Vantagens

 

  Desvantagens

 

ð é menos dispendioso para o transporte a longa distância de mercadorias pesadas e de baixo valor (minérios, carvão. Petróleo, cereais, etc.);

ð Tem grande capacidade de carga de mercadorias e assegura o transporte de passageiros;

ð Conhece uma crescente especialização e ligação a outros modos de transporte, através da utilização de contentores que, depois de desembarcados, são colocados no comboio ou num camião transbordo.

 

 

 

ð é lento quando comparado com os restantes modos de transporte;

ð é pouco competitivo no transporte de mercadorias a curtas e medias distâncias e praticamente não é utilizado passageiros, a não ser em situações de turismo.

 

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Aéreo

 

A aviação comercial conheceu um grande desenvolvimento a partir da 2º Guerra Mundial, transformando o avião num dos principais meios de transporte passageiros e mercadorias.

O transporte aéreo, ao percorrer rapidamente distâncias entre os diferentes locais a nível mundial, foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo. Aliando rapidez à comodidade e segurança, o avião suplantou o automóvel, o comboio e o barco no transporte passageiros a médias e longas distâncias.


 

Os contrastes na distribuição da rede aérea

As linhas aéreas cobrem todo o mundo, mas de forma irregular. A maior densidade de tráfego aéreo e aeroportos internacionais com maior volume de passageiros localizam-se nos países desenvolvidos. Os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Alemanha e o Japão são os países que registam o tráfego aéreo mais intenso. Os aeroportos exercem uma forte atracção sobre actividades ligadas à indústria e aos serviços. Assim, junto aos aeroportos surgem novas áreas industriais.

 

 

Vantagens

 

 

Desvantagens

 

ð É o mais rápido para o transporte de passageiros a médias e grandes distâncias;

ð é um dos mais seguros e cómodos;

ð É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor (diamantes, instrumentos de óptica, produtos farmacêuticos, etc.) e de mercadorias perecíveis (fruta, flores, etc.).

 

 

ð  Elevada poluição atmosférica, devido à emissão de dióxido de carbono;

ð  Poluição sonora nas áreas próximas dos aeroportos;

ð Forte consumidor de espaço – construção das infra-estruturas (aeroportos, pistas de aterragem, etc.);

ð É muito dispendioso;

ð Elevada densidade de tráfego aéreo está a provocar o congestionamento de algumas aéreas, gerando problemas de segurança.

 

 

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