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O transporte rodoviário integra-se nos transportes terrestres. é o modo de transporte que permite maior mobilidade de pessoas e bens, sendo, por isso, o mais utilizado. O desenvolvimento que se tem registado nos veículos e a melhoria da rodoviária, com a construção de melhores estradas e auto-estradas, permitiu aumentar a velocidade e a capacidade de carga dos veículos. Todos estes factores contribuíram para aumentar a importância deste transporte no tráfego de passagens de mercadorias.
O transporte ferroviário conheceu nas últimas décadas sucessivas inovações ( electrificação das redes, modernização das vias, sistemas de sinalização) que lhe permitiu adquirir maior velocidade, comodidade, especialização dos serviços (vagões-cisterna, vagões frigoríficos, porta-contentores) e um diminuição dos custos. Todas estas alterações contribuíram para o aumento da mobilidade de pessoas e de mercadorias.
A forte competição com os outros modos de transporte No século XX o transporte sofreu uma forte concorrência de outros modos de transporte, nomeadamente: ð do aéreo, que, por ser mais rápido a longas distâncias, conquistou o tráfego de passageiros; ð e do rodoviário, que, por ser mais flexível nos itinerários permitindo o transporte porta-a-porta, conquistou o tráfego de passageiros e mercadorias a curtas e medias distancias. No entanto, o transporte ferroviário volta a adquirir importância no transporte de passageiros com os comboios urbanos e suburbanos e com o comboio de alta velocidade - TGV na Europa e i Sinkansen no Japão. A comodidade, segurança, insonorização e rapidez permitem ao comboio de alta velocidade de competir com o avião e o transporte rodoviário a medias distâncias.
O transporte marítimo tem grande importância nas trocas comerciais entre os países. Nalguns casos, este modo de transporte é único que possibilita o transporte de cargas muito volumosas ou pesadas a longas distâncias. Os transportes marítimos tem sofrido grandes revelações tecnológicas, que se traduziram no aumento da velocidade, comodidade, dimensão e capacidade dos navios e de uma maior especialização, o que permitiu diminuir os custos de transporte a grandes distâncias. A maior parte do comércio internacional de mercadorias é feita por via marítima. A intensificação das trocas levou a um aumento da capacidade do navios e a sua especialização (porta-contentores, petroleiros, etc.). Todas estas transformações que se registaram nos navios exigiram uma a reestruturação dos portos, que tiveram de se modernizar e especializar – portos petroleiros, mineraleiros, porta-contentores. Assistiu-se, ainda, a uma articulação entre os vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo do barco para o comboio ou do barco para o camião transporte multimodal.
As desigualdades na rede do transporte marítimo A densidade da rede marítima apresenta grandes desigualdades a nível mundial. Os países desenvolvidos possuem os melhores navios, tem os portos mais bem equipados e dominam o comércio a nível mundial.
As rotas marítimas com maior densidade encontram-se: ð No oceano Atlântico, nomeadamente entre a Europa e a América do norte. Aqui o comércio é especialmente intenso a nível dos produtos manufacturados; ð Entre o oceano Indico e o Atlântico, através do canal do Suez e do estreito de Gibraltar, para o comercio de hidrocarbonetos; ð No oceano pacifico nomeadamente, entre os estados unidos/ canada e o Japão/ Coreia do sul. O desenvolvimento destes países, assim como de Hong Kong, Taiwan e Singapura, intensificou o comércio, sobretudo a nível dos produtos manufacturados.
A aviação comercial conheceu um grande desenvolvimento a partir da 2º Guerra Mundial, transformando o avião num dos principais meios de transporte passageiros e mercadorias. O transporte aéreo, ao percorrer rapidamente distâncias entre os diferentes locais a nível mundial, foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo. Aliando rapidez à comodidade e segurança, o avião suplantou o automóvel, o comboio e o barco no transporte passageiros a médias e longas distâncias. Os contrastes na distribuição da rede aérea As linhas aéreas cobrem todo o mundo, mas de forma irregular. A maior densidade de tráfego aéreo e aeroportos internacionais com maior volume de passageiros localizam-se nos países desenvolvidos. Os Estados Unidos, o Reino Unido, a França, a Alemanha e o Japão são os países que registam o tráfego aéreo mais intenso. Os aeroportos exercem uma forte atracção sobre actividades ligadas à indústria e aos serviços. Assim, junto aos aeroportos surgem novas áreas industriais.
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